sexta-feira, 14 de junho de 2013

O futuro dos multiterminais dos laboratórios das Unidades Escolares

IMPORTANTE: Fim do Ubuntu 8.04 e 10.04, Userful, LE 5.0 e o futuro dos multiterminais

Adicionado por Laércio de Sousa no Fórum de discussão do site http://redmine.c3sl.ufpr.br

Caros colegas,

Gostaria de deixar aqui um questionamento que considero de suma importância. Também gostaria muito que alguém da equipe do C3SL se manifestasse a respeito.
De acordo com o cronograma de lançamentos do Ubuntu (disponível em https://wiki.ubuntu.com/Releases), o Ubuntu 8.04 server e o Ubuntu 10.04 desktop terão seu suporte encerrado no próximo dia 9 de maio de 2013.
O Ubuntu 10.04 server ainda será mantido por mais 2 anos, o que significa que, até lá, os repositórios oficiais do Ubuntu utilizados pelo LE 4.0 ainda estarão no ar. Por outro lado, com o fim definitivo do suporte ao Ubuntu 8.04, seus repositórios oficiais serão tirados do ar, o que deve comprometer seriamente aqueles que ainda dependem do LE 3.0 (sobretudo os que possuem computadores do ProInfo Rural, pregões 69/2008 e 68/2009).
Como consequência do encerramento do Ubuntu 10.04 desktop, o Google Chrome encerrou oficialmente o suporte a este sistema, parando na versão 26. Aqueles que utilizam o Google Chrome no LE4 já devem ter reparado no alerta emitido pelo navegador depois da última atualização.
Apesar do fim iminente do Ubuntu 10.04 desktop, até o momento não encontrei nenhum pronunciamento da Userful a respeito de uma nova versão do Userful Multiseat compatível com o Ubuntu 12.04. Isto me preocupa bastante, pois é justamente essa amarra do Userful que me impede de atualizar já o sistema operacional dos meus computadores multiterminais.
Felizmente, uma solução 100% livre para multiterminais já está disponível em outras distribuições Linux que fizeram a migração completa para o systemd, como Fedora 18, openSUSE 12.3, Arch Linux, etc. O Ubuntu deve migrar parcialmente para o systemd, provendo também esta solução para multiterminal, no ano que vem.
Como isso deve afetar o futuro do Linux Educacional e dos computadores multiterminais do ProInfo? O C3SL está ciente deste problema?

Nenhum comentário:

Acessos ao Blog pelo mundo